Artista do Mês

Tessa de Loo – As Gémeas

xpqd73ced164766b1482c2807zku.jpg

 “Nascidas em Colónia em 1916, as gémeas são bruscamente separadas depois da morte dos pais. Anna cresce com o avô, numa quinta modesta e no seio do catolicismo, na Alemanha. Lotte é enviada para a Holanda por ter tuberculose, onde passa a viver com uns tios abastados e com simpatias socialistas. A má relação entre estes familiares, bem como a guerra, faz com que as meninas percam o contacto uma com a outra. Os seus caminhos tornam a cruzar-se quando já são velhas, numas termas. Lotte, que abrigou judeus durante a guerra e se casou com um deles, desconfia da irmã a princípio. Mas, através da dura história de Anna, é confrontada com o outro lado da sua realidade: o sofrimento dos alemães comuns durante a guerra. Tessa de Loo entrelaça as histórias das duas irmãs com as dos dois países, inimigos na guerra, e retrata a influência exercida pela natureza, por um lado, e pela cultura, por outro, sobre o indivíduo.”

“As Gémeas” é um livro escrito em 1993 e que foi transposto para o grande ecrã em 2002, tendo inclusive sido nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Tessa de Loo é uma escritora holandesa, nascida em 1946, e escreveu mais dois romances: “The Son from Spain” e “A Bed in Heaven”. A escritora vive actualmente no Algarve.

Fonte : estante-de-livros.blogspot.com

 

Helmut Newton

newton1.jpg

 

Inauguramos esta secção, com um dos artistas que ajudaram a traçar o rosto do século XX, a ajuda das lentes incisivas da sua câmara fotográfica. Falo-vos de Helmut Newton, quem mais poderia ser, Newton, nascido em Berlim, a 31 de Outubro de 1920 e falecido em Los Angeles, a 23 de janeiro de 2004, Helmut Neustädter, para ser mais preciso, foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso pelos seus estudos de nus femininos.

Filho de um fabricante de botões judeu-alemão, e de uma americana, desde muito jovem que se interessou por fotografia, tendo trabalhado para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon).

Fugiu da Alemanha em 1938, para escapar à perseguição nazista aos judeus; trabalhou por algum tempo em Singapura, como fotógrafo da Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne, Austrália.

Ao chegar à Austrália, ficou internado num campo de concentração, assim como muitos outros “estrangeiros inimigos”. Posteriormente, serviu ao exército australiano como motorista de camião, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, instalou um estúdio fotográfico, no qual, trabalhou principalmente com moda, nos afluentes anos pós-guerra. Pouco tempo depois, tornou-se cidadão australiano.

Nos anos seguintes, viveu em Londres e Paris, e trabalhou para a Vogue francesa.

Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sadomasoquistas e fetichistas. A sua notoriedade aumentou nos anos 1980, com a série “Big Nudes”.

Passou os últimos anos da sua vida em Monte Carlo e Los Angeles. Morreu num acidente de automóvel na Califórnia. As suas cinzas foram enterradas em Berlim, Alemanha.

 

Obras

* Autobiographie. – Munique: Goldmann, 2005.

* Big Nudes. – Munique: Schirmer/Mosel, 2004.

* Helmut Newton’s illustrated. – Munique: Schirmer/Mosel, 2000.

o Vol. 1. Sex and Power

o Vol. 2. Pictures from an exhibition

o Vol. 3. I was here

o Vol. 4. Dr. Phantasme

* Pola Woman. – Munique: Schirmer/Mosel, 2000.

* Portraits: Bilder aus Europa und Amerika. – Munique: Schirmer/Mosel, 2004.

* Private Property. – Munique: Schirmer/Mosel, 1989.

* Sleepless nights. – Munique: Schirmer/Mosel, 1991.

* Welt ohne Männer. – Schirmer/Mosel, 1993.

* White women. – Munique Schirmer/Mosel, 1992.

* Playboy’s Helmut Newton. – Chronicle Books, Agosto de 2005.

* François Marquet: Helmut Newton. – Cologne: 2000.

Eis alguns exemplos, da sensualidade e da forma, artística, com que Helmut pintava, em autênticos quadros vivos, as formas femininas que invadem o nosso quotidiano, e que tanto o enchem de beleza, mesmo sem nos apercebermos.

boca2.jpg

35big1.jpg

37big1.jpg

3888147093newtonbestofna.jpg

na01.jpg

newton2.jpg

newton122.jpg

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: